“O túmulo vazio de Cristo: um novo início”


Os sinos em festa tocam na Basílica doi Santo Sepulcro nas notas do “Gloria in Excelsis Deo”. O anúncio da Páscoa em Jerusalém ocorre na manhã do Sábado Santo. Diante da Edícula do túmulo do Ressuscitado, este ano a atmosfera é diferente. Não há peregrinos, mas apenas Dom Pizzaballa e os outros celebrantes. “Todavia, por mais estranho que possa parecer – reflete o Administrador Apostólico – a experiência desses dias, marcados pelo vazio e pela desorientação causados pela pandemia, é a que mais se aproxima daquela vivida pelas primeiras testemunhas da Ressurreição”.


S.E. Dom PIERBATTISTA PIZZABALLA, ofm Administrador Apostólico Patriarcado Latino de Jerusalém "Ficamos sem nossos pontos de referência, é um pouco aquilo que viveram as mulheres e os discípulos naquele momento. Porque o Mestre, Jesus, que era sua referência, tinha falecido. Somente depois eles entenderam que aquele vazio foi o início da nova criação, da nova vida em Cristo Ressuscitado."


Na Basílica na penumbra, na pedra da unção, a bênção do fogo….a luz que derrota as trevas do mundo…O Círio pascal é aceso com a vela que arde no Sepulcro vazio e a luz se espalha nas velas. A longa e intensa liturgia repercorre as maravilhas que o Senhor realizou pelo seu povo, a partir da Gênese.


Ao lado da Edícula a liturgia do Batismo, a renovação das promessas, a aspersão com a água benta, os votos de uma Páscoa que possa dar novamente esperança a um mundo ferido pela emergência sanitária. “Não será suficiente apenas coragem para lidarmos com a anunciada crise humana, social e econômica – diz Dom Pizzaballa – é preciso um olhar transformado pela luz do Ressuscitado”.


S.E. Dom PIERBATTISTA PIZZABALLA, ofm Administrador Apostólico Patriarcado Latino de Jerusalém "O túmulo vazio de Cristo nos ajuda a ler esses acontecimentos não apenas como o fim de um mundo, o fim de nossas certezas, mas como o início, um novo início…que também depende de nós, se soubermos tirar força, vida e esperança do acontecimento que celebramos, que é a Ressurreição de Cristo”.


Texto retirado do site: https://cmc-terrasanta.org/pt/media/terra-santa-news/19865/%e2%80%9co-t%c3%bamulo-vazio-de-cristo:-um-novo-in%c3%adcio%e2%80%9d



5 visualizações

Klein Viagens

Rua Nova Era, 402
Sion - Belo Horizonte - MG, Brasil 

       +55 (31) 99922-2807

conceicao@kleinviagens.com.br